Aquecedor Solar Caseiro, Como Fazer?

by vinicius on 2 de julho de 2012

aquecedor-solar-caseiro-como-fazer

Com o frequente crescimento dos preços cobrados pelas tarifas de eletricidade muitas pessoas estão buscando formas de economizar eletricidade, se o foco é economizar, nada melhor do que ir direto ao ponto em que mais consome eletricidade, que é o aquecimento de água para o chuveiro e para torneiras. A solução para isto está nos aquecedores solares, que são ótimos, porém ainda são um tanto caros para ser instalados, o que não será um problema, pois é possível fazer um aquecedor solar caseiro com garrafas pet!

Para fazer o aquecedor solar caseiro praticamente não terá custos, a maior parte dos materiais encontrará em sua casa, os que não encontrar poderá comprar a valores bem acessíveis nas lojas de materiais de construção, a parte mais complicada (que é fácil) é fazer o aquecedor solar caseiro.

Etapas para fazer o aquecedor solar caseiro.

Para fazer seu aquecedor solar caseiro irá precisar de garrafas pet (2 litros cada), tubos PVC para transportar a água por dentro das garrafas pet, cola própria para tubos PVC e tinta preta. Já com estes materiais em mãos deverá passar aos passos seguintes.

1 –  pinte todos os tubos de preto, isto ajuda a captar o calor dos raios solares.

2 – junte os tubos de forma a criar um vai e vem com espaço suficiente para que estes estejam dentro das garrafas, algo em torno de 15 cm entre cada etapa.

3 – corte o fundo das garrafas pet de forma a encaixar uma dentro da outra formando um tubo, passe cada uma das voltas dos tubos anteriores por dentro destes tubos de garrafa pet.

4 – feche a outra lateral do vai e vem com os tubos PVC e ligue o sistema a uma caixa de água (de preferência também pintada de preto por fora, isso ajudará a manter a água quente por mais tempo.

aquecedor-solar-caseiro-como-fazerO princípio de funcionamento do aquecedor solar caseiro é captar o calor dos raios solares através da cor preta dos canos e também do efeito estufa que é criado dentro das garrafas pet, com o sistema instalado abaixo do nível de água da caixa d’água o calor ali captado tenderá a subir para a caixa, assim aquecendo toda a água!

Para que seu aquecedor caseiro tenha uma maior eficiência o posicione de frente para o norte e com uma inclinação de aproximadamente 45°, desta forma a incidência de raios solares será maior.

Confira alguns vídeos que mostra o processo de preparação do aquecedor solar com garrafa pet

Deixe um comentário

Previous post:

Next post: